quarta-feira, 6 de maio de 2009

Diferença entre Tipologia textual e Gênero textual

O professor Ivan pediu que fizessemos uma pesquisa sobre a diferença entre Tipologia Textual e Gênero Textual. Abaixo estão os conceitos de cada um que eu encontrei no site wikipedia:

Tipologia Textual:
É a forma como uma texto se apresenta. As tipologias existentes são: descrição, narração, dissertação, exposição, injuñção, diálogo e entrevista.

Gênero Textual:
Refere-se às diferentes formas de expressão textual como por exemplo: poesia, crônica, contos, prosas, etc. Os gêneros textuais englobam estes e todos os textos produzidos por usuários de uma língua. Assim, poderemos também identificar a carta pessoal, e-mail, conversas pelo telefone e tantos outros exemplares de gênero que estão a todo momento em nossa volta.

Com a realização dessa pesquisa pude concluir que os gêneros textuais são apresentados a todo momento em textos produzidos pelas pessoas e que a forma ou a estrutura que este texto irá adquirir, será classificado entre os tipos textuais a partir de suas estruturas e estilos.

Beijos e até logo!

3 comentários:

  1. Nayara, você fez uma boa pesquisa. As informações estão bem encadeadas. Só faço duas considerações importantes: a wikipedia não é uma fonte muito confiável, tendo em vista que ela é formatada por diversas pessoas e, nem sempre, as informações são legitimadas.Procure em sites de universidades, de estudiosos da área e no scielo (sites específico de artigos acadêmicos). Outra coisa: após pesquisar sobre os conceitos de tipologia textual e gênero textual, é essencial que se faça um comentário demonstrando o seu entendimento dos dois conceitos, exemplificando e evidenciando as diferenças entre eles. Isso significa que deve analisar e refletir sobre os conceitos demonstrando o que compreendeu com suas próprias palavras. Observe que um dos descritores diz respeito à capacidade de:

    6. Apresentação de análise/reflexão das produções e de outros materiais incluídos;

    ResponderExcluir
  2. gostei da pesquisa mais gostaria do significado dos generos.

    ResponderExcluir
  3. hum sua pesquisa fikou realmente muito boa esclareceu minha duvida valeuu

    ResponderExcluir