quarta-feira, 6 de maio de 2009

Trabalho em grupo

Componentes do grupo: Nayara Medeiros(eu), Bruna Ruffoni, Angelina, Camila Parreira e Emile.

Tema do trabalho: Atividades para serem desenvolvidas com crianças de três anos.


• Desenvolver habilidades linguísticas e cognitivas:

Será utilizada a música: A canoa virou, para a realização desta atividade e a musica será escrita pela professora no cartaz e ela colocará figuras ao lado das palavras canoa, peixinho, fundo do mar. Deverá ter um espaço para o nome (com velcro) para que quando a musica for cantada, os nomes das crianças possam ser substituídos.
As plaquinhas serão colocadas lado a lado para que a própria criança procure sua foto com seu nome propiciando uma identificação, que também será facilitada por fotos 3x4 de cada criança. As fotos serão solicitadas com antecedência às mães.
A professora ensinará a música a seus alunos e juntos eles cantarão o número de vezes que for necessário.
Através dessa atividade o aluno desenvolve o conhecimento lingüístico por intermédio do seu nome e as habilidades cognitivas através da aprendizagem da letra da música.


Desenvolver a compreensão da leitura;desenvolver a interpretação;comparar textos novos com textos já conhecidos:

A atividade será iniciada com a professora fazendo a leitura da história da Chapeuzinho Vermelho. A turma estará em roda e após o término da história, cada aluno irá recontá-la, fazendo uma observação do que mais lhe chamou atenção.
Em outra aula, com os alunos em roda, a professora contará a história da Branca de Neve e os Sete Anões e ao terminar irá pedir que cada aluno reconte a história, destacando aquilo que mais lhe chamou atenção.
Ainda em roda, com o objetivo de fazer com que os alunos percebam e comparem as diferenças e semelhanças entre os textos, a professora irá estimular os alunos a lembrarem da historia da Chapeuzinho Vermelho, comparando com a da Branca de Neve através de perguntas como:
1) O lobo mau está em qual das historias?
2) Quem comeu a maça envenenada?
Esta atividade tem como objetivo desenvolver a interpretação e a compreensão da leitura de textos e o nível de comparação entre textos distintos.


Desenvolver a memorização:

A atividade será realizada utilizando quatro figuras de animais ( gato, cachorro, pato e cavalo) e essas figuras serão colocadas no quadro em uma ordem determinada pela professora.
Com as figuras colocadas no quadro, a professora irá perguntar o nome de cada animal para que possa ser feita a identificação das figuras. Após a identificação, a professora, junto com os alunos, irá pegar figuras iguais que estão disponíveis para fazer o pareamento das figuras na mesma ordem das que estão no quadro.
Após o pareamento, junto com a turma, a professora irá repetir em voz alta a ordem dos animais. Feito isso, a fileira das figuras que foram pareadas será retirada pela professora e a fileira original será tampada de forma que impossibilite os alunos de enxergá-la.
As figuras retiradas serão embaralhadas e com a ajuda e o incentivo da professora, os alunos irão falar a ordem dos animais tentando lembrar a ordem original que está em cima escondida.
Com a nova fileira montada, a fileira original será descoberta e isso possibilitará que os alunos percebam se a ordem está correta ou não. Se houver erros, a atividade poderá ser repetida pela professora até a ordem correta ser montada.
Essa atividade visa estimular e trabalhar o desenvolvimento da memorização da criança de uma forma lúdica.


Estimular a pronúncia clara dos sons e perceber os sons da língua:

A professora colocará a música: “Orquestra legal” para os alunos ouvirem, a música será repetida algumas vezes. Logo após a professora terá em mãos as figuras dos animais citados na música: pintinho, galinha, papagaio, pato e cachorro e estimulará os alunos a lembrarem dos sons ouvidos na música, então perguntará aos alunos qual é o som que cada animal emite. Ex: Qual é o som que o pintinho faz? R: piu, pui, piu, piu.
Com essa atividade os alunos serão estimulados a pronunciar os sons, identificando-os com cada animal.

Letra da Música: Orquestra legal

Do ovo saiu o pintinho
piu,piu,piu,piu...
A mãe é a galinha carijó
co-coró,có-có-có-có
piu,piu,piu,có-có-có-có
Cantava o pintinho e a galinha carijó
o papagaio tagarela
curupaco,curupaco,curupaco
qué,qué,qué,qué...
curupaco,curupaco,curupaco
O cachorro faz "au-au"
e "miau" faz o gato
piu,piu,piu...
coró-có-có
curupaco,curupaco,
qué,qué,qué
miau,miau,miau
au,au,au
Todos bichos na
orquestra bem legal.


Reconhecer a ortografia das palavras:

Para que essa atividade aconteça, é necessário que o alfabeto esteja exposto em sala de aula desde o inicio do ano letivo e que cada aluno tenha um cartão com seu nome fixado sobre a carteira que ele ocupa.
A partir disso, a professora irá recolher esses cartões e misturar, pedindo que os alunos reconheçam e peguem novamente o cartão que se refere ao seu nome.
O objetivo desta atividade é estimular o aluno a reconhecer a ortografia, utilizando como recurso inicial o seu nome, já que essa é a melhor maneira de iniciar o processo de alfabetização com a criança.


Distinguir a pronúncia de alguns sons da língua, tais como: t/d, f/v, p/b, q/g que são muito parecidos:

Para que a atividade seja realizada a professora pedirá para que os alunos observem os sons que serão escutados por eles na volta da escola para casa. No dia seguinte a professora retoma as atividades pedindo para que os alunos reproduzam os sons.
Objetivo da Atividade: Essa atividade tem como objetivo, fazer com que as crianças percebam os diferentes sons que estão a sua volta. E com isso, possam distinguir alguns sons da língua.


Beijos e até logo!

2 comentários:

  1. Nayara, seguem os mesmos comentários feitos nos portfólios das colegas:

    "Muito boas as atividades, a descrição e a justificativa. Sobre a atividade para distinção de alguns sons da língua, o trabalho com a oralidade pode ser feito cotidianamente.
    * Pode-se ler um poema em que estes sons apareçam.
    * Pode-se criar onomatopéias (barulhos expressos oralmente), imitar sons da natureza, pedir que as crianças ouçam os sons da rua onde moram e que repitam...etc...
    Procure alguma atividade que possa ser trabalhado este objetivo. Ok?

    ResponderExcluir
  2. Nayara, é importante que se faça uma reflexão sobre cada uma das aulas, mesmo que não tenha sido solicitado nenhuma atividade específica. Nestas últimas duas semanas, estamos envolvidos, ainda, com o processo do Exercício Reflexivo. Quando for finalizado, você fará a postagem do resultado dele. Isso não significa que outras reflexões, menos formais, não precisam ser realizadas. Ok? Qualquer dúvida, entre em contato.

    ResponderExcluir